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A Leitura

A leitura e a escrita não se adquire de forma natural como a oralidade, é necessário haver o processo de ensino-aprendizagem na escola. A motivação, o esforço e a prática são três aspectos fundamentais na aprendizagem da leitura, pois este é um processo complicado e demoroso. O conhecimento que possuímos sobre determinado tema, bem como o domínio da linguagem limita a compreensão. Posto isto, chegamos à conclusão que para compreendermos determinado texto usamos as nossas competências lexicais e a nossa própria experiência. O texto escrito possuí uma estrutura linear e sequencial e acrescenta expressões para interligar ideias, por outro lado o hipertexto possibilita o acesso a diferentes fontes de informação e permite organizar os objectos de diversas maneiras. A leitura electrónica exige a exploração do teclado / rato, mudança de páginas, controlo de barras, entre outras técnicas de manipulação. As crianças mesmo antes da entrada para o 1ºano do Ensino Básico têm contacto com a leitura, nomeadamente no contexto escolar (jardins-de-infância), familiar e social (na rua). Nos primeiros anos as crianças tem acesso à leitura nos livros (com imagens e pequenos textos), nos desenhos animados (quando surgem os títulos), nos jornais, nas revistas, nos jogos, nas listras de supermercado e nos objectos com escritos (embalagens de cereais ou leite). É importante que quando as crianças aprendem a ler, os adultos lhes facultem livros adequados à sua idade, nomeadamente livros com imagens e banda-desenhadaLer não é apenas juntar palavras, é saber interpretar, compreender, construir significados, trocar informações e participar na sociedade.

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