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Literacia, Cidadania e Educação

A temática "Literacia, Cidadania e Educação" aborda diversos conceitos entre eles: o analfabetismo, a literacia, a tecnolatria e a tecnofobia.
Em relação ao analfabetismo podemos dizer que é o número de pessoas com idade superior a 10 anos que não sabe ler nem escrever. Consideramos que existem três métodos para tentar combater o analfabetismo: o acesso ao plano nacional de leitura, escolaridade obrigatória e criar escolas para adultos que não saibam ler nem escrever.
Quando falamos de literacia, já não abordamos apenas as competências básicas de saber ler, escrever e contar, pois hoje em dia, existe o conceito de multiliteracia, onde se enquadra a literacia informática ou digital que se refere às tecnologias como meio de inclusão social; a literacia mediática diz respeito aos media, nomeadamente a televisão, o cinema, o video, entre outros e a literacia visual e multimédia que é a junção da escrita com imagens, sons, música, entre outros.
A tecnolatria consiste numa "paixão" pelas tecnologias que se caracteriza pela dependência dos meios tecnológicos, nomeadamente o telemóvel e o computador. Por outro lado, a tecnofobia é o medo ou pavor pelas tecnologias.
É de salientar que o bom domínio da língua está relacionado com o sucesso escolar e com a interacção social e o exercício da cidadania, pois uma pessoa que não consegue compreender o que lê não terá o sucesso profissional ou social pretendido. Estes indivíduos dificilmente conseguirão resolvem situações do quotidiano, como por exemplo preencher um formulário.
As escolas têm um papel extremamente importante na construção da cidadania, na medida em que permite o desenvolvimento de literacias com o auxílio das TIC.

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