RSS

Avaliação do Jogo Educativo

O jogo online que apresentámos na sala de aula não foi um bom exemplo, uma vez que as diferentes áreas abordadas (português, matemática e estudo do meio) não estão devidamente organizadas causando alguma confusão às crianças. Por outro lado, o facto de não permitir a correcção das respostas dadas não proporciona o reconhecimento dos erros e posterior aprendizagem. Para além disso, caso o jogador não tenha terminado a actividade, o jogo permite saltar para outra actividade sem que seja dada qualquer indicação sobre as respostas que estavam erradas ou as que ficaram por responder. Na avaliação das respostas, o jogo apenas indica o que está errado à medida que se vai respondendo, não permitindo numa fase posterior corrigir essa resposta ou dar qualquer pista do que poderia ser a resposta correcta. O jogo não auxilia o jogador com pistas caso este não saiba o que responder na actividade. Quanto à usabilidade do jogo, os botões disponibilizados são bastante confusos, uma vez que o botão que mais se destaca não é o de avaliação das respostas, mas sim o botão para mudar de actividade o que poderá causar diversos erros quando a criança pretende avaliar as suas respostas dadas.
O ponto forte deste jogo é o design apelativo que apesar das diversas lacunas que apresenta, consegue cativar a atenção das crianças. No entanto um bom software educativo não pretende apenas cativar a sua atenção, mas também que elas aprendam através do jogo.
Inicialmente, ao escolhermos este jogo considerámos que este possibilitava a aplicação de diferentes conhecimentos de forma lúdica, mas depois de o analisarmos constatámos que este não foca uma determinada temática, nem nos permite perceber quais os objectivos que se pretende alcançar com a realização do mesmo. Posto isto não nos parece que seja um bom software educativo para explorar de forma pedagógica na sala de aula.

1 comentários:

MRR disse...

Caras alunas,
Conseguiram integrar na crítica algumas das reflexões efectuadas em sala de aula, assim como algumas das recomendações do texto que leram.
Trabalho de boa qualidade.
Cumprimentos
Rosário

Enviar um comentário