RSS

Aprender e ensinar com as TIC na escola

Nas civilizações sem escritas as aprendizagens eram feitas oralmente, o que não era muito eficaz uma vez que a informação se perdia ao longo das gerações. Por outro lado, se a informação estiver escrita a interpretação pode variar mas o texto original mantém-se.
Antes do aparecimento das TIC as aprendizagens eram realizadas apenas de forma formal, em escolas, institutos, ATL's, entre outras entidades. O surgimento das TIC possibilitou aprendizagens informais através por exemplo da internet.
Existem três mitos associados às TIC: o primeiro é que os media resolvem os problemas da educação, o segundo é que é suficiente ter acesso às TIC para aumentar os sucesso nas escolas e por fim que as TIC dispensam o professor. Estes mitos estão completamente errados, os media para contribuírem para o sucesso dos estudantes é necessário que os professores e as escolas adoptem novos métodos de trabalho e que em conjunto com os alunos e a comunidade escolar explorem da melhor forma os meios a que têm acesso.
Há a ideia de que quando as crianças estão a jogar um jogo no computador estão simplesmente a ocupar o tempo e não a adquirir aprendizagens. Esta ideia não corresponde à realidade, pois ao jogar as crianças adquirem aprendizagens, mesmo que estas não estejam directamente relacionadas com a escola, uma vez que todas as aprendizagens são importantes para o desenvolvimento saudável da criança.
O principal risco da internet em relação à escola é que a internet dispõe de muita informação que "está pronta a utilizar", fazendo com que as crianças não se esforcem a tratar a informação.

0 comentários:

Enviar um comentário