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O Software Educativo Multimédia (S.E.M.)

Segundo Ana Carvalho, o Software Educativo Multimédia engloba diferentes formas de representação da informação. Possui uma componente lúdica que permite captar a atenção do utilizador através de interfaces graficamente agradáveis e de fácil navegação. Este software poderá ter como destinatários não só crianças a partir dos 2 anos como também a utilizadores de idade adulta.
O Software Educativo Multimédia proporciona um ambiente propício para a aprendizagem, uma vez que consegue motivar quem está a interagir com o sistema. Envolve o utilizador na exploração do conteúdo, permitindo-lhe navegar livremente e que este aprenda ao seu ritmo. No entanto, é necessário que o conteúdo esteja correctamente estruturado de forma a facilitar essa aprendizagem.
Podem existir dois tipos de inspiração relacionados com o Software Educativo Multimédia, que são: o behaviorista e o construtivista. O primeiro está organizado por etapas não podendo passar o nível seguinte sem primeiro completar o que se encontra. Há uma transmissão de feedback positivo ou negativo em função da resposta (correcta ou errada). Na segunda o utilizador tem liberdade para explorar o software e construir as suas aprendizagens em função dos seus interesses.
Existem três factores que proporcionam a aprendizagem no Software Educativo Multimédia que são: a qualidade científica, pedagógica e técnica do software, a familiaridade do utilizador com o sistema informático (literacia informática) e com o conteúdo (conhecimentos prévios) e o desejo que o sujeito tem de aprender.



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